
Quarta feira, dia nacional do cinema. Afinal toda quarta você assiste filmes por uma merreca. E nessa quarta parte da minha familia e amigos se deslocou até o cinema de Três Corações (moramos em Cambuquira) para se juntar a mim e a Naty para assistirmos à adaptação da graphic novel que já foi dita inadaptavel. Antes de dar o meu paracer sobre o filme devo admitir que, para a minha vergonha diante da comunidade Nerd globo afora, eu não li Watchmen.
Mas eu assiti o filme, duas vezes (por que perdemos o inicio) e se o clima no cinema estivesse um pouco mais tendencioso ao lado nerd da força minha mãe teria chorado. Na adaptação, até onde posso dizer, fidelíssima dos quadrinhos que fizeram historia nos vemos tudo que um bom Blockbuster precisa ter sem em momento algum se distanciar a historia. a violencia explicita, a cena de sexo e o nu frontal do Dr.Manhatann que elevaram, e muito, a classificação etaria do filme (no Rio de Janeiro meu irmão não teria entrado na sala de forma alguma) não se provam desnecessarios nem forçados.

Ainda assim adaptar qualquer material publicado implica em varias restições e liberdades que obviamente causam efeitos colaterais... é preciso fazer a historia fluir de forma que todo e qualquer personagem secundario (e o vilão) ficam meio apagados. Por outro lado Jeffrey Deand Morgan rouba a cena como O Comediante que é de longe o personagem mais agraciado de boas falas, Jackie Earle Haley faz tambem um papel incrivel como Rorschach. Os outros atores tambem cumprem bem seus papeis.
Outro defeito é consequencia da narrativa que se mantem fiel aos quadrinhos tornando tudo meio confuso demais para ocupar duas horas e meias podendo ficar bem confuso para algumas pessoas. Um exemplo perfeito e o gato azul de chifres pertencente ao vilão que sai do nada sem maiores explicações cujo nome eu nem consegui guardar (já que ele deve ser dito quando muito duas vezes), inclusive toda a parte dos nomes fica um pouco confusa (O proprio vilão é chamado o filme todo por seu nome proprio e não por sua identidade secreta). Dadas as devidas proporções todo o resto cai em devido lugar, os efeitos especiais, a fotografia e a edição se encaixam perfeitamente dando todo um clima ao longa.

Como era de se esperar o filme se promove em cima de Demolition Row, o cover feito pelo My Chemical Romance do classico de Bob Dylan... Após tudo ser medido, o filme eh melhor do que o cover mas ainda assim muita gente deve ter ido ver o filme na esperança de ouvir a voz de Gerard Way que só apareçe nos creditos. Vai ver é um grande conspiração dos ultimos blockbusters usar bandas emos para trazer a molecada de franja pra frente da telona!
Resumindo, Watchmen é um powerhouse Blockbuster from hell para maiores de 18 (e menores infratores): violento, sombrio, fiel aos quadrinhos, imprevisivel e um pouco confuso.
...É, definitivamente valeu as duas entradas do cinema!
Nenhum comentário:
Postar um comentário